Como usar o pinterest para blog: passo a passo para bombar o blog
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O Pinterest é um universo encantador e cheio de inspirações e dicas valiosas, e ainda tem mais: você sabia que é possível conseguir milhares de visitas para o seu blog por mês e até por dia usando a plataforma? Sim, se você se pergunta como ter mais visitas no meu blog essa é uma das maneiras que conheço.
Acompanhe este post e veja como usar o Pinterest para blog e bombar o seu tráfego! Eu já recebo os benefícios dessa estratégia.
O que é o Pinterest?
O Pinterest não é uma simples rede social e explica-lo não é tão fácil.
Mas aqui vou eu: em poucas palavras, o Pinterest é uma mistura de rede social com página de busca. Rede social pois você pode interagir com outros usuários, seguir e ser seguido. E página de busca porque você consegue pesquisar por termos e obter resultados relacionados e inspiradores.
Portanto, é uma oportunidade irresistível para você posicionar os seus Pins no topo dos mecanismos de busca da Plataforma.
Atualmente, o Pinterest superou a marca de 400 milhões de usuários ativos mensais e só no Brasil conta com mais de 46 milhões de usuários que buscam inspiração e ideias regularmente. Além de que o público é mais propenso a consumir a partir do Pinterest. É ou não é legal?
Por esses e outros mais motivos o Pinterest é ótimo para o seu negócio e para gerar tráfego orgânico para o seu blog. Vai perder essa chance? Veja o passo a passo agora para bombar o seu blog.
Como usar o Pinterest Para Blog?
Você precisa entender como funciona o Pinterest e o potencial que ele tem para gerar muito tráfico para o seu blog.
Pensando nisso, preparei essa seção para mostrar como essa mistura de rede social e mecanismo de busca funciona.
Veja só, existe 5 elementos que você precisa conhecer: o Pin (pode ser imagem ou vídeo, ou pin de estórias), o Pinner (que é o usuário), o Salvo, o Clique de Saída e o Clique no Pin.
O pin nada mais é do que o conteúdo que se publica no Pinterest, ele pode ser uma imagem, um vídeo ou histórias em formato de pin. O que chamamos de Pinner é o usuário que tem uma conta na plataforma, ou seja qualquer pessoa que tem uma conta é um Pinner.
O salvo é o centro, no qual salvamos os pins em formatos de ideias em pastas (esse também é outro elemento importante).
O clique de saída é quando alguém clica em algum pin e é redirecionado para um blog ou site por meio de um link. E o clique no Pin, literalmente, é quando o pinner (usuário) dá um closeup no pin para ver melhor e em maior tamanho (clicando com o mouse ou o dedo).
5 passos para começar a usar o Pinterest para blog
Crie uma conta comercial
Se você quer obter os melhores resultados e estar na frente com uma estratégia que traga muitas visualizações para a sua conta e para o seu blog, a primeira coisa a se fazer é criar uma conta comercial.
Diferente de uma conta 'normal', a conta comercial permite você acessar ferramentas incríveis, como o Analytics do pin, saber certinho quantas pessoas viram seu pin, clicaram nele, salvaram e foram para o seu blog.
Além de que você conhece novidades com antecedência da plataforma e insights maravilhosos. Gostou, né? Por isso, crie uma conta comercial.
Reivindique o seu blog
Não esquecendo, aqui vai: se você quer tráfego do Pinterest pro seu blog não pode deixar de reivindicar o seu blog. Fazendo isso, a plataforma vai verificar o seu blog na sua conta e todo pin que for salvo do seu blog vai ter a sua conta vinculado.
Fazendo isso, mais pontos pra você ter uma conta que traga resultados. Para ajudar, veja um mini tutoria abaixo para fazer isso:
Otimize o seu perfil no Pinterest
para isso, quero que você foque em 3 coisas. Escreve uma ótima descrição e título de perfil. Use de palavras-chaves relacionadas ao seu blog e o conteúdo que você publica e inclua em ambos: na descrição e no nome.
Por exemplo: na minha conta, eu inclui a palavra-chave dicas para blogs tanto no nome de perfil como na descrição. Além de adicionar outras palavras-chaves também, relacionadas ao universo do conteúdo que publico.
Outra coisa: otimize as suas pastas. Nada de criar pastas com nomes aleatórios, seja objetivo no nome e aproveite para incluir uma palavra-chave.
Por exemplo: se você posta sobre moda masculina, ao invés de criar uma pasta com o nome "roupas que gosto", dê o nome de "moda masculina casual", que é um termo específico e que inclui uma palavra-chave que é buscada no Pinterest.
Faça isso pois como disse anteriormente o Pinterest é um mecanismo de busca e por sua vez entrega o conteúdo com base no algoritmo.
E se esse algoritmo notar que a sua pasta é sobre um termo especifico, ele enviar o seu conteúdo para vários pinners (já pensou que ótimo centenas de milhares de pinners verem as suas pastas e pins? Pois é, é maravilhoso e eu já desfruto disso.
Otimize os seus pins
Para isso, você vai precisar escrever títulos e descrição que tenham palavras-chaves relacionadas ao pin. Então nada de escrever qualquer coisa no título e deixar o campo de descrição em branco.
Um exemplo prático: se o seu pin tem a ver com o tema decoração de quarto, use o buscador da própria plataforma para ver o que as pessoas mais buscam sobre esse tema.
Em seguida, escolha 1 palavra-chave central e mais palavras-chaves relacionadas e preencha no título e descrição. Mas faça isso de uma forma natural e não com spam. Seja livre para usar também hashtags que os pinners costumam buscar.
Outra dica: nomeie a imagem que vai ser o pin a ser publicado também com palavra-chave e de forma que informe sobre o conteúdo. Assim o robô, o algoritmo do Pinterest, entenderá sobre o que é o seu pin e com isso entregará para tantas pessoas possíveis interessadas sobre o tema.
Planeje uma estratégia de conteúdo
Planejar uma estratégia de conteúdo vai potencializar os seus resultados, pois você desenhará algo que tenha sentido de publicar, com tópicos e palavras-chave, pensando sempre no público que você quer atingir.
Então, planeje de forma estratégia os seus pins na plataforma, para que o conjunto da obra traga resultados consistentes.
Por mais que 1 pin ou outro não traga resultado satisfatório sozinho(s), um conjunto de pins seguindo essa linha estratégia proporcionará grandes feitos. E você que seguiu a primeira dica de ter uma conta comercial verá isso no Analytics.
Poste criativamente e frequentemente
Ser criativo é o que é exigido de você se ter uma conta de sucesso no Pinterest e que gere visites pro seu blog é o seu objetivo. A plataforma é repleta de conteúdo inspirador, e você não será notado muito se postar mais do mesmo.
É preciso inovar. Por isso aposte em conteúdo inovador, em fotos bonitas e chamativas e em títulos e descrição atrativos.
Não tenho medo de postar coisas diferentes da maioria. O bom é ser autêntico, deixar a criatividade guiar o conteúdo e se antecipar com tendências.
E a outra dica que quero dar é: poste regularmente. Se puder, publique pelo menos 1 pin todo dia.
Não pode? Então desenha um calendário para que você poste com certa frequência, só não vale postar 1 vez e demorar 15 dias ou mais pra postar de novo. Ainda mais quando a conta é nova.
Postar frequentemente vai ajudar o algoritmo a entender que você sempre publica conteúdo novo, além de que vai tornar o público mais alimentado e engajado.
E ai, gostou do passo a passo de como usar o Pinterest para blog? Implemente a partir de agora e comece a colher os resultados em questão de pouco tempo.
Tenho certeza que se você seguir o que foi passado direitinho, a sua conta no Pinterest será um conta de sucesso e trará muito tráfego orgânico, visitas, para o seu blog.
Agora me conta: sobre o que é o seu blog? Quero muito saber.
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